Hoje...Não Comprei o Jornal!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Nova publicação de Fernando Pessoa

Para os admiradores de Fernando Pessoa:

"Dois volumes de poesia de Fernando Pessoa, o primeiro com 234 poesias inéditas do período entre 1902 e 1917, acabam de ser lançados no mercado pela Assírio & Alvim, anunciou a editora.
A edição é da responsabilidade de Manuela Parreira da Silva, Ana Maria Freitas e Madalena Dine e foi realizada a partir de uma leitura dos originais depositados na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Essa investigação permitiu descobrir 234 inéditos ortónimos - ou seja, não atribuídos a nenhum dos heterónimos criados por Pessoa - inseridos no primeiro volume e mais oito que estão publicados no segundo volume, com poesias escritas entre 1918 e 1930.

A edição integra também os poemas publicados em vida por Fernando Pessoa, excluindo os de "Mensagem", e os que foram sendo publicados por variados editores desde a morte do poeta, em 1935, até 2005, com exclusão de "Canções de Beber" e "Quadras".

No prefácio, as autoras referem que descobriram muitos poemas fragmentários em estado de esboço, aos quais "certamente Pessoa teria dado uma outra forma, reescrevendo-os, refundindo-os, corrigindo-os, completando-os, se os viesse a publicar".
"Por isso, optámos por não os incluir nesta edição que, pretendendo-se embora rigorosa e criteriosa, é dirigida a um público comum e heterogéneo, não necessariamente iniciado em questões de crítica genética", esclarecem ainda.

Relativamente aos testemunhos inéditos encontrados, também não transcreveram esboços, fragmentos e poemas incipientes pelas mesmas razões. "

1 Comments:

  • Podes ter a certeza que irei comprar!!!
    Logo dou a minha opinião, que de resto, poderá ser sempre entendido como subjectiva, uma vez que tenho Fernando Pessoa no coração.

    Já agora, ainda não fiz o link para o teu blog que está a iniciar, mas deixo aqui a dica;

    www.caminhandotodososdias.blogspot.com

    Obrigado pelo contributo..

    By Blogger Carla Ferreira, at 5:27 da tarde, janeiro 24, 2006  

Enviar um comentário

<< Home