Hoje...Não Comprei o Jornal!

quinta-feira, agosto 24, 2006

Cultura/Espaços/Tempo




Para Durkheim, " espaço e tempo apenas existem a partir das representações sociais, ou das categorias criadas socialmente, o que permite que estes elementos passem a ter uma significação compartilhada por uma sociedade"

Assim um mesmo espaço pode ser partilhado e compreendido de diversas formas tendo em conta a cultura de cada indíviduo. Da mesma forma o tempo é vivenciado de diversas formas, tendo subjacente a maneira particular de cada cultura.
Numa aldeia ainda é possível observar sinais particulares da natureza como forma de orientação temporal, como a posição do sol, das estrelas ou da lua.
Já na cidade, acredito que a orientação se processe através de um simples relógio ou calendário.

No fundo o importante é que possamos através da nossa cultura e aprendizagem retirar o melhor proveito de todos os conhecimentos adquiridos.

2 Comments:

  • Carla, Que boa surpresa, entrar no seu maravilhoso blog e encontrar o carinho do acolhimento de mais um dos meus poemas! Muito, muito obrigada! Quanto ao mais, como já estamos habituados, são as fotografias magníficas, os textos que lemos e relemos com prazer, e que nos fazem reflectir um pouco sobre a nossa condição. Muitas Felicidades! Beijos, Ilona

    By Anonymous Anónimo, at 6:19 da tarde, agosto 28, 2006  

  • Muito obrigado pelas palavras sempre tão amáveis.
    É sempre um prazer dar a conhecer os seus poemas.
    Beijos

    By Blogger Carla Ferreira, at 1:11 da tarde, agosto 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home