Hoje...Não Comprei o Jornal!

terça-feira, setembro 27, 2005

Vamos Rir?



"O Vaticano vai promulgar, nas próximas semanas, normas que proíbem os homens com tendências homossexuais de serem admitidos em sacerdócio, ainda que mantenham o celibato, indica hoje o New York Times, citando uma fonte da igreja católica.
De acordo com a mesma fonte, as normas não se irão aplicar aos sacerdócios no activo, mas sim aos seminaristas e aspirantes a entrar nos seminários.
Esta exclusão dos homossexuais deverá entrar em vigor dentro das próximas seis semanas, segundo a fonte, que precisou que o documento ainda não foi assinado pelo papa Bento XVI.
A questão «não é se (as normas) vão ser aplicadas, mas quando», acrescentou.
As novas normas não supõem nenhuma mudança de doutrina, de acordo com a mesma fonte, mas uma explicação, uma vez que, apesar de não terem sido aplicadas nas últimas décadas, existem regras semelhantes anteriores.
Existe um documento de 1961 que aconselha contra a ordenação de quem tenha «inclinações perversas, como a homossexualidade ou a pedofilia».
A fonte assinala ainda que os aspirantes homossexuais ao sacerdócio, ainda que se comprometam à castidade, podem sentir a tentação num seminário «que tem um ambiente especial, uma vez que se está rodeado por homens e não por mulheres».
Estas medidas causam algum mal-estar entre católicos que temem que sacerdotes com tendências homossexuais comecem a abandonar o sacerdócio, apesar de cumprirem o celibato.
Por outro lado, outros católicos, como os da organização norte-americana Católicos Unidos pela Fé, apoiam as normas porque acreditam que alguns aspirantes heterossexuais ao sacerdócio poderiam ter receio de entrar nos seminários se a maior parte dos seminaristas for homossexual, escreve o New York Times.
Um porta-voz dos Católicos Unidos pela Fé, Mike Sullivan, afirmou que admitir homens com tendências homossexuais num seminário «é o mesmo que encarregar um alcoólico de gerir um bar».

Expresso Online