Hoje...Não Comprei o Jornal!

segunda-feira, outubro 24, 2005

O Ser Humano!

Hoje lembrei-me de escrever algo mais técnico.
Por momentos dei-me a reflectir do que relamente faz um ser humano sentir-se feliz e completo.
Lembrei-me da teoria de Maslow.
A primeira vez que tive contacto com esta teoria, na faculdade, apeteceu-me contestá-la... talvez fosse o meu espírito critico... ou então a "moda" de que os sociólogos tem que contrariar sempre as teorias já realizadas, por forma, tão somente, não a contestar, mas a aperfeiçoar.
Mas confesso que nessa altura não me ocorreram argumentos.

Maslow define 5 níveis de necessidades; lembram-se?
1- Fisiologicas
2-Segurança
3- Sociais
4- Do eu
5- Auto-realização

Maslow, defende que à medida que cada uma das necessidades vai sendo realizada, o ser humano tem tendência a avançar para a realização da proxima.
Este é um processo contínuo e crescente... há no entanto seres humanos que ao longo da sua vida nunca conseguem chegar ao quinto nível...

Hoje, concordo plenamente, enquanto o ser humano não conseguir realizar as suas necessidades fisiologicas, nunca conseguirá ter segurança... sem segurança não conseguirá pertencer a um grupo e sentir-se socialmente aceite... Sem a aceitação social não conseguirá realizar o seu eu e o seu projecto profissional... e por fim.. não se sentindo realizado nunca conseguirá chegar ao quinto patamar das necessidades...

Isto é básico, tanto para a psicologia, como para a "prima" sociologia.

Maslow só não referiu que este processo além de contínuo poderia a qualquer momento inverter-se... ou seja, podemos chegar até ao quinto patamar das necessidades e inverter o processo... perder a auto-realização, a auto-estima, isolarmo-nos socialmente, perder a segurança e não conseguir por último, mesmo, satisfazer as necessidades fisiológicas.

Ok.. Também a teoria de Maslow resumia-se à teoria da motivação e necessidades, muito útil para os seus colegas psicólogos entenderem a base do ser humano e para mais tarde servir de base a contestações e simplificações.

Ainda contínuo a admirar esta teoria... pena é que nenhum dos seus colegas tivesse simplificado tão bem os passos a dar quando o processo se tem que reiniciar novamente.

Ou será que alguém o fez???