Hoje...Não Comprei o Jornal!

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Onde está o E.T.?



"Um planeta extra-solar, “cujas características se assemelham” às da Terra, foi identificado a cerca de 20 mil anos-luz do centro da Via Láctea, anuncia uma equipa internacional de astrónomos num artigo da revista “Nature”.

Este planeta sólido foi baptizado OGLE-2005-BLG-390Lb, avança em comunicado Jean-Philippe Beaulieu, do Instituto de Astrofísica de Paris, que coordenou os astrónomos do Probing Lensing Anomalies NETwork (PLANET).

O planeta está três vezes mais distante da sua estrela do que a Terra está do Sol, o que poderá explicar a baixa temperatura, estimada em 220 graus negativos. A sua superfície rochosa estará coberta de gelo. Apesar de ser mais frio, o planeta tem uma atmosfera muito parecida com a da Terra.

Para Pascal Fouqué, do Laboratório de Astrofísica de Toulouse e Tarbes, a temperatura “extrema” do planeta “impede, provavelmente, a emergência de uma forma de vida..."

Público, 25/09/2006

2 Comments:

  • "Apesar de ser mais frio, o planeta tem uma atmosfera muito parecida com a da Terra."

    Há aqui um erro técnico qualquer...
    Se a temperatura à superfície e da ordem dos -220ºC e os componentes da "pseudo" atmosfera são os mesmos que na Terra, Oxigénio e Azoto, a esta temperatura ambos são sólidos e não gases, logo por gravidade cairiam para a superfície do planeta, logo a atmosfera é muito ténue ou inexistente (tal como acontece com Plutão, que também se pensa ser rochoso mas está completamente coberto por "gelo" de Metano, devido à baixa temperatura), por outro lado, a água, (essencial à vida) se existir, tb está no estado sólido, ou seja, a vida é impossível, mesmo algumas bactérias com respiração anaeróbia, que respiram em meios hostis como o amoníco, não existem a esta temperatura, pois este tb estaria solidificado.
    Ou seja, não há fauna, não há flora, não há sequer microorganismos, além disso, a luz deve ser muito fraca, devido à distância à estrela, não há estações do ano, nem ventos, nem chuvas... semelhanças com a Terra, Zero!
    É apenas um planeta rochoso, como Mercúrio, Vénus, Marte, Plutão e tantos outros que por aí haverá...
    Ai, estes jornalistas...

    By Blogger Apache, at 1:39 da manhã, janeiro 30, 2006  

  • Então também não é aqui que exite o E.T!!!
    Obrigado Apache...
    Estes jornalistas só gostam de nos confundir...

    By Blogger Carla Ferreira, at 12:50 da tarde, janeiro 30, 2006  

Enviar um comentário

<< Home