Hoje...Não Comprei o Jornal!

sexta-feira, março 24, 2006

"Aprendiz" de Estudante



Foto de Jorge Garcia

Hoje, dia 24 de Março comemora-se o dia do Estudante!

Fui... Sou e Serei uma Aprendiz de Estudante!

Colocando em segundo plano o significado ou a semântica associada ao vocábulo "estudante", apraz-me na maioria dos casos analisar o que é na realidade um estudante!

Julgo ser demasiado simples dizermos que fomos ou somos estudantes!
Será que fomos mesmo? Será que continuamos a ser?

Por vezes, nos meus momentos mais optimistas, quero crer que sim!
Mas na realidade, não! Apenas fui uma aprendiz, apenas sou uma aprendiz!

E poderão então questionar-me o que é isso de ser aprendiz de estudante...

Não consegui estudar tudo aquilo que queria.
Nunca conseguirei estudar tudo aquilo que pretendo.

Simplesmente me limitei a traçar um percurso de aprendizagem, no qual não passei de uma aprendiz em constante mutação!

- Estudei Português! Mas ainda não consigo escrever textos bonitos e pomposos, sou demasiado simplista! -Talvez com treino e dedicação, um dia o consiga! - Sou uma aprendiz!

- Estudei Comportamentos Socias! Mas falho tantas vezes nos meus! Sou uma aprendiz!

- Estudei Matemática, Biologia, Economia! Não, não estudei... não me lembro de nada!

- Por fim vou estudando a minha vida... mas cada dia que passa tenho a firme convicção, que até aqui, e principalmente aqui... sou apenas uma aprendiz!

Por isso, neste dia que para mim é tão especial;

Gostaria que alguém tivesse coragem para aprender a mudar mentalidades.

- Ser "estudante" não é elogio!
- Ser "aprendiz" não é dimimutivo!

E para todos aqueles que tal como eu dizem " sou um eterno estudante", apenas querem dizer que nunca o foram, que não sabem se alguma vez o vão conseguir, mas que aceitam ser "aprendizes" eternamente!

2 Comments:

  • Muito bem vista a sua distinção entre "aprendiz" e "estudante"! Aprendiz é o que acompanha o mestre, o observa na prática, e vai ele próprio, aos poucos, começando a executar os actos próprios do mister, até que se torne autónomo, um mestre também. Na vida, como no exercício das nossas profissões, seremos sempre aprendizes. Por outro lado, estudante é o que estuda, o que escuta atentamente os ensinamentos, ou os recolhe de um livro, e os memoriza, e sobre eles especula, teoriza, tenta aplicações práticas, falha e volta a tentar, a procurar respostas, a colher mais e mais ensinamentos, com persistência, com entusiasmo, com cansaço, com sede de conhecimento. Sou bem menos estudante do que desejaria... Tem razão: sou também aprendiz de estudante!
    Um abraço, Ilona
    PS: o que se passa com as imagens? Não consigo vê-las...

    By Anonymous Anónimo, at 9:48 da manhã, março 24, 2006  

  • Obrigado Ilona!
    Este comentário reforça, e muito bem, toda a ideologia que tenho relativamente ao processo de aprendizagem.
    A Ilona, muito melhor do que eu, disse, e de uma forma simples e objectiva aquilo que na realidade penso!

    É bom sermos aprendizes, e nunca estarmos satisfeitas com aquilo que aprendemos, não é?

    Quanto às imagens, espero que agora já possam estar on-line para todos.
    Devido a um problema no Blogger photos, introduzias de forma diferente, mas parece que somente eu as conseguia ver.
    Obrigado pela chamada de atenção e agora espero que se deliciem com elas!
    ;)

    By Blogger Carla Ferreira, at 2:48 da tarde, março 24, 2006  

Enviar um comentário

<< Home