O Portugal Colonialista!
Foto de José Silva Pinto
"Os reclusos da Penitenciária de Viana, em Luanda, foram informados hoje sobre o trabalho forçado a que os angolanos estavam sujeitos nos séculos 19 e 20, durante uma palestra proferida pelo director do Museu da Escravatura, Aniceto Gourgel.
A actividade, promovida pela Direcção Nacional dos Serviços Prisionais, em parceria com a Delegação Provincial de Luanda da Cultura, está inserida nas comemorações dos dias dos Mártires da Baixa de Cassange e Nacional da Cultura, a comemorar-se hoje e no dia 8 de Janeiro, respectivamente.
Na sua intervenção, o director do Museu da Escravatura fez saber que, após a abolição da escratavura, os colonialistas portugueses encontraram uma outra forma de subjugação, consubstanciada no trabalho forçado, para o benefício da monarquia.
Para o efeito, os colonialistas dividiram a população angolana em duas categorias, nomeadamente a dos assimilados (que absolveram a cultura europeia) e dos não assimilados (relativa aos indígenas).
Segundo disse, em protexto surgiram no país várias organizações nacionalistas que protestavam contra a opressão colonial.Antes da actividade, foi rendido um minuto de silêncio, em virtude do falecimento da cantora Lurdes Van-Dúnem, ocorrido hoje, em Luanda, por doença.O acto foi marcado por uma sessão cultural em que foram intervenientes artistas nacionais como Tino da Silva, Bell do Samba, entre outros. "
Retirado de Angola Press
Ainda continuamos a ser "vistos" desta forma!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home