Hoje...Não Comprei o Jornal!

quarta-feira, janeiro 04, 2006

O Portugal Colonialista!


Foto de José Silva Pinto

"Os reclusos da Penitenciária de Viana, em Luanda, foram informados hoje sobre o trabalho forçado a que os angolanos estavam sujeitos nos séculos 19 e 20, durante uma palestra proferida pelo director do Museu da Escravatura, Aniceto Gourgel.

A actividade, promovida pela Direcção Nacional dos Serviços Prisionais, em parceria com a Delegação Provincial de Luanda da Cultura, está inserida nas comemorações dos dias dos Mártires da Baixa de Cassange e Nacional da Cultura, a comemorar-se hoje e no dia 8 de Janeiro, respectivamente.

Na sua intervenção, o director do Museu da Escravatura fez saber que, após a abolição da escratavura, os colonialistas portugueses encontraram uma outra forma de subjugação, consubstanciada no trabalho forçado, para o benefício da monarquia.

Para o efeito, os colonialistas dividiram a população angolana em duas categorias, nomeadamente a dos assimilados (que absolveram a cultura europeia) e dos não assimilados (relativa aos indígenas).

Segundo disse, em protexto surgiram no país várias organizações nacionalistas que protestavam contra a opressão colonial.Antes da actividade, foi rendido um minuto de silêncio, em virtude do falecimento da cantora Lurdes Van-Dúnem, ocorrido hoje, em Luanda, por doença.O acto foi marcado por uma sessão cultural em que foram intervenientes artistas nacionais como Tino da Silva, Bell do Samba, entre outros. "

Retirado de Angola Press

Ainda continuamos a ser "vistos" desta forma!